Cinco maneiras de divulgar seu negócio

Divulgar um novo negócio é uma etapa crucial para ter sucesso no empreendimento. Afinal, os clientes irão entrar na loja ou contratar a o serviço da empresa apenas se souber que ela existe, correto? Por isso a etapa ‘divulgação’ deve constar no seu plano de negócios, colocando valores para isso no capital inicial do empreendimento. Para que você saiba como fazer, vamos deixar aqui cinco maneiras de divulgar seu negócio.
Cinco maneiras diretas de divulgar seu negocio
1 – Panfletagem
Para grandes ou pequenas empresas, panfletagem sempre dá certo. É barato, fácil de distribuir e acima de tudo informativa. O segredo é apenas saber como fazer. Para quem não conhece, um panfleto é um material de divulgação em papel em que constam informações básicas sobre o empreendimento como nome, tipo de serviço e dados para contato como endereço, telefone e email.
Eles são feitos em gráficas e quanto maior a tiragem, menor o preço por unidade, uma forma de a gráfica estimular o aumento da compra. O tamanho ideal de um panfleto é meia folha de oficio ou papel tamanho A4. Algumas pessoas tentam economizar colocando um quarto de folha de ofício, o que realmente sai mais barato, mas visualmente não é muito atrativo.
Pequenas e grandes marcas aderem ao panfleto porque é uma das formas mais baratas de chegar até o cliente. Como é uma mídia manual, em que as pessoas podem guardar na bolsa ou bolso, o panfleto permite que se chegue a locais que nem foram pontos de divulgação como bairros e até outras cidades por meio de amigos e parentes.
O local de distribuição de um panfleto vai de acordo com o serviço. Para isso é preciso ter em mente qual o seu público alvo. Se forem serviços relacionados a prédios e apartamentos, coloque nas portarias ou peça para apregoar seu material de divulgação em quadros de aviso.
Se seu segmento for comércio, coloque como pontos de divulgação as paradas de ônibus ou esquinas próximas à sua loja, com pessoas entregam a transeuntes (verifique a legislação na prefeitura da sua cidade).
Caso sejam serviços de público mais seleto e de alto valor, invista em entregar o material por meio de assinatura de jornal. É cobrada uma taxa para encarte do panfleto que varia com o dia da semana, sendo os mais caros os dias de maior circulação por conta de anúncios, quinta e domingo. Quadros de avisos de universidades e escolas são uma boa pedida também.
2 – Newsletter ou email marketing
Newsletter ou também conhecida como email marketing nada mais é que um panfleto virtual. Ele é elaborado pelos mesmos programas de edição gráfica, apenas enviado por email para uma quantidade especifica direcionada. Existem vantagens e desvantagens de usar esta mídia.
As vantagens são que hoje em dia todo mundo possui um email e é bem mais barato que imprimir todo o material, sem contar que o alcance é bem maior em termos de clientes, pois basta encaminhar o email para uma pessoa interessada. A desvantagem é que muitas pessoas nem sequer abrem a mensagem no email, apenas apagam. Porém, é um risco a se correr, bem como no panfleto físico em que as pessoas jogam fora sem ler o material.
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Como funciona um newsletter
O envio de um newsletter pode ser feito por email da empresa por meio do corpo da mensagem ou contratando uma empresa do setor. No Brasil existem diversas empresas que prestam este serviço, algumas usam seu próprio mailing de contatos para divulgar aos clientes.
A vantagem de contratar uma empresa de envio de newsletter é que elas já possuem contatos, sendo o formato ideal para quem está começando agora o novo empreendimento. O valor do serviço varia conforme a quantidade de emails, podendo ir de R$ 50 a R$ 500. Ao final do envio, será enviado um relatório da empresa informando quantos emails foram abertos.
3 – Criação de Site
Site hoje é dia é crucial a empresa possuir, seja ela de pequeno, médio e grande porte. Ele serve tanto para divulgar os produtos como informar que a empresa existe. O tamanho e porte do site variam conforme o porte da empresa. Quanto maior a empresa, melhor deve ser o site.
Se seu empreendimento for pequeno como lojas de comércio de bairro, você pode criar um blog grátis mesmo, que será mais uma mídia para seu negócio. Caso possa investir um pouco mais entre em contato conosco.
Google a nova lista telefônica
Mesmo em cidades pequenas é muito comum pequenas empresas investirem valores de R$ 600,00 até R$ 4.000,00 anual para divulgar sua empresa na lista telefônica ou revistas de circulação local.
Com o avanço da tecnologia e o uso de internet nos celulares a baixo custo, uma tendência irreversível é que as pessoas usem o celular para encontrar os produtos e serviços locais de que precisam. Imagine quando o cliente digitar no celular o nome do seu produto, a empresa estar em primeiro lugar da busca o quanto isto poderia alavancar seus negócios.
Com um valor menor do que o investido para divulgar sua empresa na lista telefônica é possível contratar uma empresa para trabalhar o posicionamento do seu site na primeira página do Google para o serviço ou produto que você vende e assim melhorar os resultados da sua empresa.
Existem casos de empresas que apenas com esta estratégia dobram suas vendas.
4 – Cartão de Visita
Existe forma melhor de mostrar que sua empresa está aberta por você mesmo que tendo em mãos um cartão de visita? Em festas e eventos, jamais se esqueça de ter ao menos 10 no bolso, pois no meio da conversa pode surgir um assunto relacionado a seu novo negócio, e ai surge uma oportunidade de entrega do pedacinho de papel que pode lhe render mais 10 clientes.
Para fazer um cartão de visita basta procurar uma gráfica. Geralmente tais empresas vendem em quantidade mínima de 100 e elas mesmas fazem a arte, a imagem que vai estar no cartão. Caso tenha criado uma logomarca, é importante lavá-la para confeccionar o cartão com o desenho.
5 – Lista telefônica
Para os prestadores de serviço, esta é uma ótima forma de divulgar uma empresa. Prática, a lista telefônica é o primeiro local onde as pessoas procuram quando precisam contratar empresas, embora esteja perdendo espaço para a busca no celular. O valor varia conforme a cidade e o tamanho do anuncio.
Fonte: http://www.novonegocio.com.br/marketing/cinco-maneiras-de-divulgar-seu-negocio/
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